sábado, 2 de fevereiro de 2019

Marmitas #1 - truques e dicas

Como costumo receber muitas questões sobre as minhas marmitas, decidi fazer uma série de post's para compilar toda essa informação. Hoje trago-vos o primeiro.

.
Se hoje em dia fazer marmitas é algo que faz parte da minha rotina e que raramente falho, há uns anos era um verdadeiro martírio. Eram mais os dias a comer fora do que os dias de marmita, e quando as fazia geralmente recorria a comida do desenrasca, muitos pastéis, muita comida pré-feita, comida pouco saudável e nada saciante.
.
Assim vou partilhar com vocês alguns truques e dicas que facilitam esta preparação diária, porque não há nada como comida caseira: mais saborosa, mais saudável, mais económica e amiga do ambiente.
.
O primeiro post é sobre como escolher as marmitas e porquê.

 


Inicialmente usava um qualquer tupperware, o que com o tempo mostrou-se pouco eficaz por várias razões:
  1. nem sempre tinha disponível/lavado um tupperware com as dimensões certas para uma dose de comida e que coubesse na lancheira
  2. nem todos os tupperwares eram adequados para aquecer comida no microondas (devem ser BPA free).
  3. não vedavam bem os líquidos pelo que acabavam por verter sopa ou molhos (sobretudo naqueles dias em que é preciso correr para o autocarro).
  4. as tampas NUNCA batem certo com as caixas! Todos passam por este drama certo?!


Hoje em dia quando quero escolher uma marmita/caixa/copo tenho atenção a:
  1. tem de ser lavável na máquina da loiça para garantir que fica sem qualquer resíduo de gorduras e devidamente higienizada
  2. tem de vedar bem os líquidos
  3. tem de ser segura para aquecer alimentos no microondas (BPA free)
  4. tem de ter um tamanho adequado para caber bem na lancheira e para conseguir transportar doses adequadas

.
Para os pratos principais uso marmitas estilo bento box, é verdade que podem  mais caras que um tupperware comum mas valem cada cêntimo.
Um conjunto de duas marmitas custa entre 20 a 35 euros, mas são bastante duráveis e vedam bem.
Estas minhas marmitas já não têm aquele aspecto glorioso do primeiro dia, as mais antigas já têm mais de cinco anos, mas têm aguentado na perfeição a tareia de lavagens e viagens diárias.
Tenho 3 conjuntos que uso exclusivamente para levar comida para o trabalho, assim nunca tenho a desculpa de não ter marmitas lavadas e prontas a usar.
Cada marmita leva cerca de 450/500ml, bastante adequado para uma dose de comida.
As marmitas que uso são da smartlunch (uma marca portuguesa!) e da monbento.




Para aqueles dias em que não é possível aquecer comida tenho um Smart foodjar com uma capacidade um pouco maior (0,7L) e que permite aquecer a comida de manhã e mantê-la quente até à hora do almoço.
Qualquer tipo de termo deve ser aquecido com água quente antes de colocar a comida para melhorar a sua eficiência.



Para a sopa utilizo copos com tampas vedantes. Estes copos têm também um sistema de libertação de vapor para aquecer com segurança no microondas. Para além das sopas, uso também para transportar batidos, sumos e bebidas quentes.
Uso copos da marca "Sistema", são fáceis de encontrar em qualquer hipermercado. Tenho dois para garantir que um está sempre lavado.


Para os snacks e lanches uso toda uma série de caixas variadas:

- reutilizo frascos de vidro que vedam sempre bem.
Como a lancheira é rígida não há perigo de se quebrarem pelo caminho e são uma opção super económica já que são frascos reutilizados e mais amigos do ambiente (cá por casa estamos a reduzir ao máximo a utilização de plástico).
O único senão é que são bastante mais pesados do que qualquer caixa de plástico.
- caixas de vidro ou plástico de pequenas dimensões para ovos cozidos, frutos secos e outros snacks.



Para batidos e sumos utilizo pacotes reutilizáveis muito semelhantes aos que se usam para as crianças mas com uma capacidade maior (400ml). Têm a vantagem de serem laváveis na máquina da loiça e de darem para congelar.
Os meus são d' As ideias dos pacotes.




Por fim e não menos importante é a escolha da lancheira.
Eu optei por uma lancheira rígida e isotérmica, que permite levar duas marmitas, um copo de sopa e mais 2 ou 3 caixas pequenas de snacks.

Se houver algum tema que gostassem de ver abordado deixem a vossa sugestão.


Sem comentários:

Enviar um comentário